segunda-feira, 8 de março de 2010

Minha condição não permite


Uma dupla homenagem ao Dia Internacional da Mulher/2010. Linda Poesia da minha amada companheira Leci Marques.









Minha condição não permite
Que eu tenha dois maridos
É moralmente indecente.
Que eu seja o chefe da família
O funcionário do IBGE me desclassifica quando respondo “sou eu” e ele
segue perguntando “a senhora não tem marido?”
Que eu seja gorda
A regra é ser magra
Que eu case com quem eu ame
Se ele não tem dinheiro
Sempre aparece um que diz “o amor é lindo, mas a vida é cara”.
Que eu escolha o que vou comer
O garçom sempre entrega o cardápio para o meu acompanhante.
Que eu pague a conta
Os garçons e vendedores em geral sempre entregam o troco para o homem que está perto de mim.
Que eu ande pela rua sem blusa
É considerado atentado ao pudor.
Que eu corte o cabelo bem curto,
Que eu ande de calças compridas
Minha religião não permite
Que eu assista tv enquanto meu companheiro lava a louça
Que eu saia todas as tardes para tomar shop com minhas amigas
Que meu companheiro fique com as crianças enquanto eu vou ao cinema.
É machistamente inaceitável
Minha condição DE MULHER
Não permite
Que EU, viva,
VIVA.

Leci Marques, 14.01.05
(poesia premiada no COMPOESI)

24 comentários:

  1. Muito boa e verdadeira a poesia da Leci... Parabéns pela MULHER q vc tem ao seu lado!
    Abraço

    Olane Matos

    ResponderExcluir
  2. Valeu Olane ela me é muito especial. Obrigado por comentar

    ResponderExcluir
  3. Linda!! e verdadeiramente profunda, vc. tem que agradecer a Deus todos os dias pela parceira que vc tem. Sou fã dela.
    Abraços
    Domicia Marques

    ResponderExcluir
  4. Linda poesia. Ela conseguiu colocar em palavras a pressão e opressão que a sociedade impõe na nossa vida. Obrigada por expressar de forma tão pungente esse sentimento.
    Feliz dia da mulher a todas nós.
    Abraços
    Valeska Carvalho

    ResponderExcluir
  5. Valeu domicia. Que bom que gostastes. Obrigado por comentar. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Valeu Valeska! Grande abraço. Amanhã terá outra poesia dela, com foco na política. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Bela Poesia!
    Tudo de bom pra esse super casal xD

    Até mais

    ResponderExcluir
  8. Valeu Humberto. Abraços e obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
  9. linda poesia...é a historia da mulher...

    ResponderExcluir
  10. Belo retrato de uma sociedade que, graças à luta feminina, está mudando. Ainda há um longo caminho pela frente, mas a mulher já dá mostras de que não é um ser inferior, mas também não é superior. É sim, um complemento indispensável para tudo aquilo que nós, homens, com as nossas limitações de homem, não é capaz de fazer. Feliz Dia Internacional da Mulher.

    ResponderExcluir
  11. Sofremos ainda a herança cultural do preconceito.Mas cabe a nós mulheres, mudar essa realidade. Acredito que já avançamos muito.. por isso: Sim, Leci, vamos VIVER e fazer a diferença!!! Parabéns pela sua sensibilidade e FELIZ DIA DA MULHER! :)

    ResponderExcluir
  12. Valeu colegas jornalistas Luiz Valério e Janini Marques. Muito bom o comentário de vocês. Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Interessante e realista... Acredito, porém já vivo outra realidade, nunca aceitei nem segui as amarras impostas pela sociedade, que já foram um pouco afrouxadas, é verdade...

    ResponderExcluir
  14. Muito legal Leci... é a pura verdade. Mas como nós mulheres não estamos aqui pra cumprir todas essas regras basta ir quebrando uma a uma, até que nossa condição permita e a sociedade se acostume. Parabéns às mulheres.

    ResponderExcluir
  15. Linda a poesia, expressa muito bem a alma e a força feminina. Esta sim é uma verdadeira homenagem a nós mulheres!

    ResponderExcluir
  16. Muito bom!! Bem, quanto a religião, ainda bem que sou católica rsrsrs... la gente se veste como quer! brincadeiras a parte, é isso mesmo companheira Leci, mas a gente chega lá!!
    bjs

    Ismênia_TJRR

    ResponderExcluir
  17. Que mulher hein! Cumpre dupla ou tripla jornada e ainda arruma tempo pra escrever poesia? Parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito da sua poesia Leci... ela retrata de forma bem simples o que vivemos, ainda, em pleno século XXI !!!!! É justamente o que toda Mulher gostaria que o mundo ouvisse e/ou lesse, o que vemos todos os dia, mas que, por ser normal, por fazer parte do cotidiano, já sofremos tais privações caladas e muitas vezes até acomodadas... VIVA a nós, todas MULHERES guerreiras!! Que só sabe o que, quem é MULHER, pois sabe a rotina e o preço de ser uma.

    ResponderExcluir
  19. Leci, adorei seu poema. Você conseguiu refletir o sentimento de todas nós - mulheres. Evoluímos, mas o sentimento e o reconhecimento por nós, não. Mas como somos guerreiras, continuaremos a lutar, principalmente por respeito.
    Parabéns!!!

    Nádia Dall'Agnol

    ResponderExcluir
  20. tudo haver, Parabéns duas vezes Leci, mt bom! onde poderíamos ver mais desse seu talento?!

    ResponderExcluir
  21. Leo vou continuar postando uns trabalhos da Leci aqui no Tiquiri. E dia 13 no dia internacional da poesia na Praça das águas ela estará expondo. Abraços

    ResponderExcluir
  22. Comentário revisado:
    Belo retrato de uma sociedade que, graças à luta feminina, está mudando. Ainda há um longo caminho pela frente, mas as mulheres já dão mostras de que não são seres inferiores, mas também não é superior. São, sim, um complemento indispensável para tudo aquilo que nós, homens, com as nossas limitações de homens, não somos capazes de fazer. Feliz Dia Internacional da Mulher.

    [eu havia mudado a estrutura das frases, mas me esqueci de corrigir a concordância verbo-nominal num último trecho do comentário anterior. Por isso a repostagem]

    Mil desculpas.

    ResponderExcluir
  23. O mundo precisa de mais mulheres como a nossa amiga Leci, que saibam das grandes qualidades q há em uma mulher independente e inteligente como ela.
    Ei, parabéns pela mulher, companheira e amiga q vc tem do seu lado.

    Liliane Cristina

    ResponderExcluir
  24. o mundo prescisa de uma mulher assim!!!

    ResponderExcluir