Quem sou eu

sábado, 4 de janeiro de 2025

Ano Novo 2025: Reflexões e Esperanças para um Ano de Preparação

Imagem criada pela minha expectativa de um futuro pra Roraima 

Oiran Braga

 O ano de 2025 desponta como um período singular: sem eleições, mas recheado de preparações para o próximo pleito. Este intervalo nos convida à reflexão, à análise crítica e ao fortalecimento das bases democráticas que sustentam nossa sociedade. Em tempos de polarização e incerteza, é imperativo reafirmarmos a prevalência dos direitos civis e coletivos sobre os individuais, não para negar a importância destes últimos, mas para reconhecer que é no bem comum que a verdadeira justiça social encontra sua expressão.
Nada na política é diferente da vida. Se você entende o que é política, sabe que o inverso também é verdade: a vida é política em cada detalhe. Nossas escolhas, ações e omissões moldam o mundo ao nosso redor, influenciando e sendo influenciadas por questões coletivas. É na convivência cotidiana, nas relações de trabalho, nos gestos de cuidado com o próximo e no respeito às diferenças que exercemos política. Assim como na vida, a política não se limita a discursos ou disputas eleitorais; ela está na prática constante de construir um bem comum, de lutar por justiça e por um futuro melhor.
Nossos valores cristãos, embora preciosos, não devem ser tratados como superiores às crenças de outras religiões. Minha vivência me ensinou a ser eclético, buscando harmonia e respeito mútuo. A flexibilidade e a resistência do caimbé do lavrado, que se adapta sem se quebrar, inspiram minha jornada. Assim como ele, devemos criar uma "biosfera" de solidariedade e tolerância ao nosso redor, fortalecendo os laços de afeto que transcendem os laços de sangue.
Neste cenário, procuro ser um pacificador, ainda que minha assertividade por vezes seja confundida com radicalismo. Este é um tema para outra ocasião, mas destaco que pensar a vida é projetar o futuro da classe à qual pertencemos. Desde os meus 9 anos, integro a classe trabalhadora, uma condição que moldou meu caráter e minha compreensão de mundo.
Com a graça de Deus, em 2026 completarei 30 anos de serviço público, dos quais 15 foram dedicados à comunicação institucional. Esta trajetória reforça minha esperança por um futuro melhor para Roraima, um estado muitas vezes explorado por políticos aventureiros e por setores empresariais que mascaram suas práticas predatórias com discursos enganosos.
Roraima merece mais. Merece lideranças comprometidas com a justiça social, que enfrentem a exploração clandestina de recursos naturais e resistam às redes de corrupção que ainda pairam sobre nossa região. Que as investigações tragam à tona a verdade e possam pavimentar o caminho para um desenvolvimento sustentável e digno. Ao Brasil, desejo governabilidade e o fim do ódio político, que tem semeado divisões e comprometido nosso progresso.
Que possamos reencontrar a paz, a harmonia e o equilíbrio. Que a justiça e a paz se abracem, como nos ensina a Escritura, guiando-nos em um caminho de reconciliação e proteção aos mais vulneráveis. O ano que se inicia é uma oportunidade para refletir, planejar e agir com responsabilidade. Como trabalhadores, cidadãos e sonhadores, cabe a nós construir o futuro que desejamos. Que 2025 seja um ano de resiliência, esperança e união.

2 comentários:

  1. Gostei muito do texto... apresenta a preocupação com uma sociedade melhor, que seja mais consciente de que as atitudes individuais influenciam no todo, então devemos ser responsáveis pelo coletivo. E isto indica que devemos nos preocupar na hora de escolhermos os próximos candidatos que elegeremos.

    ResponderExcluir